10 filmes dirigidos por mulheres

Mais de um século depois do nascimento de Hollywood, as mulheres diretoras ainda estão esperando para receber o que lhes é devido. Os órgãos de premiação há muito negligenciam as realizações delas, os estúdios relutam em financiar seus projetos e, embora muitos autores homens tenham se tornado nomes conhecidos, suas contrapartes femininas foram amplamente esquecidas. As boas notícias? Muito do trabalho inovador delas - antes relegado às margens da história do cinema - agora está disponível nos serviços de streaming.

Em parceria com a Kult, listamos 10 excelentes filmes dirigidos por mulheres.

Lady Bird: A Hora de Voar

Confira 5 dicas abaixo e a lista completa em nossa galeria na Kult, onde você também consegue descobrir onde assistir. Aproveite, crie sua conta na plataforma e comece a organizar suas próprias descobertas.


Precisamos falar sobre o Kevin - Conheça e saiba onde assistir
Dirigido por Lynne Ramsay
Tão fascinante quanto perturbador, este suspense tenso examina os perigos da paternidade. Tilda Swinton interpreta a mãe de um jovem sádico (Ezra Miller) que comete um crime que muda suas vidas para sempre. Peneirando suas memórias da infância dele, ela se pergunta se também é a culpada.

Precisamos falar sobre o Kevin

Lady Bird: A Hora de Voar - Conheça e saiba onde assistir
Dirigido por Greta Gerwig
Um conto adolescente se tornou um clássico instantâneo, a estreia solo da nativa de Sacramento como diretora é repleta de humor e jogo de palavras. Saoirse Ronan estrela como a protagonista estudante do ensino médio que está vivenciando amizades e desgostos, enquanto também briga e se relaciona com sua mãe (Laurie Metcalf).

Lady Bird: A Hora de Voar

Inverno da Alma - Conheça e saiba onde assistir
Dirigido por Debra Granik
Jennifer Lawrence ganhou sua primeira indicação ao Oscar interpretando uma adolescente pobre neste mistério arrepiante. À beira do despejo de sua casa na zona rural do Missouri, ela deve encontrar seu pai desaparecido, um traficante de metanfetamina que construiu a propriedade como um título. É uma fábula realista social com uma reviravolta no final.

Inverno da Alma

Selma: Uma Luta pela Igualdade - Conheça e saiba onde assistir
Dirigido por Ava DuVernay
David Oyelowo está formidável como Martin Luther King Jr nesta saga dos direitos civis de alto nível. Ela o acompanha na preparação para uma marcha histórica pelo Alabama, uma manifestação que ajudou a pavimentar o caminho para a Lei do Direito ao Voto de 1965. Inabalável nas suas representações da brutalidade policial, é um filme poderoso.

Selma: Uma Luta pela Igualdade

Dirigido por Nadine Labaki
Batizado com o nome de uma cidade bíblica condenada ao inferno, o drama comovente da ativista e diretora libanêsa cria uma ficção sobre a vida de moradores de favelas em Beirute. Isso se une à atuação magnética de Zain Al Rafeea, um refugiado sírio que interpreta um menino fugindo de seus pais irresponsáveis.

Cafarnaum

Sobre a Kult

Kult é uma plataforma social para descobrir e compartilhar conteúdos culturais. Na plataforma, você pode interagir com amigos, descobrir e recomendar conteúdos, além de organizá-los em galerias, como fizemos com os filmes de romance natalinos.

O objetivo da Kult é construir uma plataforma feita por pessoas, acima de algoritmos. Incentivando a troca cultural e valorizando a curadoria humana, através de uma comunidade que se apoia e se conecta.

Valorização da cultura

A cultura conecta o indivíduo à comunidade. Experienciar a cultura é não só uma jornada de autorreflexão, como também de descoberta coletiva. Valorizá-la será sempre nossa prioridade.

Curadoria humana

Sabe aquele filme que você amou e está louco para compartilhar com os amigos? Aquela música que não sai da sua cabeça? O livro que tanto te inspirou? Conteúdo bom é conteúdo compartilhado. A Kult é sobre isso.

Diversidade e inclusão

A multiplicidade de vozes é necessária para que as histórias sejam contadas por pessoas com visões e contextos diferentes, ampliando o debate sobre cultura. Não existe cultura sem diversidade.