13 filmes inspirados em tragédias reais para assistir no streaming

Muitos diretores de cinema debruçaram-se sob as mais diversas histórias reais para dar vida a filmes quase inacreditáveis. É o caso de longas que usaram tragédias que aconteceram ao redor de todo o mundo. Listamos abaixo alguns filmes inspirados por tragédias reais que estão disponíveis no streaming.

Titanic

Titanic - Star+
Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.

Titanic

Uma Vida com Propósito - Apple TV+
Baseado em uma história real, este filme acompanha Rachel Joy Scott, uma jovem de grande fé, morta em 1999 no massacre da escola de Columbine.

Uma Vida Com Propósito

Pearl Harbor - Star+
Dois pilotos e amigos de longa data se apaixonam pela mesma mulher, mas precisam deixar suas diferenças de lado quando os japoneses atacam a base naval de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.

Pearl Harbor

Vivos - Globoplay
Encalhados na Cordilheira dos Andes após um acidente de avião, os membros da equipe de rugby do Uruguai respondem de forma diferente. Nando, o líder do grupo, tenta manter todos bem animados, Roberto trata casos de congelamento e gangrena e Antonio gradualmente perde a compostura. Quando todos os alimentos disponíveis acabam, o grupo enfrenta um terrível dilema: comer um ou mais dos seus companheiros mortos ou morrer.

Vivos

No Olho do Tornado -HBO Max
Tornados devastadores atingem uma cidade. Enquanto a maioria dos habitantes procura por abrigo, alguns tentam capturar em vídeo a força arrebatadora dos ventos.

No Olho do Tornado

22 de julho - Netflix
Após os terríveis atentados na Noruega, um jovem sobrevivente, famílias em luto e a população se unem na busca por justiça e superação. Baseado em fatos reais.

22 de Julho

A Hora Mais Escura - Globoplay
Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

A Hora Mais Escura

Carandiru - Globoplay
Médico sanitarista se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante a década de 1990. Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, ele conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.

Carandiru

A Lista de Schindler - Prime Video
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

A Lista de Schindler

Hotel Ruanda - Prime Video
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

Hotel Ruanda

O Impossível - Netflix
O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

O Impossível

Horizonte Profundo: Desastre no Golfo - Globoplay
Mark Williams é o chefe eletricista da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México. Ele entende a importância de seu trabalho e, por isso, aceita ficar longos períodos longe da família. Quando a plataforma explode inesperadamente, Mark luta ao lado dos demais trabalhadores para escapar com vida e voltar para casa. O filme é baseado em um evento real, o maior acidente petrolífero da história dos EUA, ocorrido em 2010.

Horizonte Profundo: O Desastre no Golfo

Mar Em Fúria - HBO Max
Baseado em um livro de não ficção e inspirado na formação de uma inédita tempestade no Oceano Índico. Billy Tine (George Clooney) está a bordo do Andrea Gail, um barco de pesca comercial que se perde no meio de uma grande tempestade com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos de quase 300 km/h

Mar em Fúria

Ônibus 174 - Globoplay
O sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, mobilizando o país. Ao mesmo tempo, mostra a vida do sequestrador, um menino de rua sobrevivente da Chacina da Candelária.

Ônibus 174