11 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros

Crimes reais não ficam limitados somente ao noticiário, seja no jornal comum ou ainda na televisão e no rádio. Diretores e produtores costumam transformar essas histórias assustadoras que aconteceram de verdade e que chocaram o mundo em produtos para o entretenimento não só para informar ainda mais, como para conscientizar, criticar e, em alguns casos, ajudar na investigação.

E essas produções não estão acontecendo somente no exterior, mas também aqui no Brasil. Confira abaixo 11 séries e filmes para ver no streaming.

Elize Matsunaga, A Menina que Matou os Pais, Caso Evandro


Tim Lopes: Histórias de Arcanjo
Disponível no Globoplay
No ano de 2002, o jornalista investigativo Tim Lopes foi brutalmente assassinado por Elias Pereira da Silva, também conhecido como Elias Maluco, um dos maiores e mais perigosos nomes do tráfico do Rio de Janeiro. Tim estava conduzindo uma investigação em um baile funk da Vila Cruzeiro, na Penha, com base em denúncias de tráfico de drogas e abuso de menores. O documentário é comandado pelo seu filho, Bruno Quintella, que também é jornalista.

Tim Lopes: Histórias de Arcanjo

Doutor Castor
Disponível no Globoplay
Na série documental Doutor Castor, você vai conhecer melhor a história de Castor de Andrade, um poderoso "chefão" do jogo do bicho que explorou o futebol e o carnaval para construir sua imagem, levantando um império de crimes no Rio de Janeiro. O documentário conta com quatro episódios que revelam todo o processo que levou Castor a conquistar popularidade suficiente para cometer os crimes que cometeu.

Doutor Castor

João de Deus - Cura e Crime
Disponível na Netflix
O idolatrado médium João de Deus alcança fama internacional, até que sobreviventes, procuradores e a mídia começam a denunciar seus abusos.

João de Deus - Cura e Crime


Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime
Disponível na Netflix
A série, com quatro episódios de 50 minutos cada, revisita ainda o passado de Elize, de sua infância em Chopinzinho, pequena cidade do Paraná, até o conturbado relacionamento com o empresário antes do assassinato. Traz também os detalhes que sucederam o fato, desde tentativas de acobertamento do crime, passando pela confissão, prisão, julgamento em 2016 e também saídas temporárias, que foram acompanhadas pela equipe de filmagem.

Elize Matsunaga - Era Uma Vez Um Crime

Investigação Criminal
Disponível no Prime Video
Em 2012, estreou a série documental Investigação Criminal, que a cada episódio conta a história de um crime que chocou o Brasil. Na produção, acompanhamos o destrinchamento de casos que ganharam bastante evidência, como o de Isabela Nardoni, Suzane Von Richtofen, Maníaco do Parque, entre outros.

Investigação Criminal Caso Isabella Nardoni

Ônibus 174
Disponível no Globoplay
O sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, mobilizando o país. Ao mesmo tempo, mostra a vida do sequestrador, um menino de rua sobrevivente da Chacina da Candelária.

Ônibus 174


Bandidos na TV
Disponível na Netflix
Em Bandidos na TV, você vai conhecer a história do apresentador e deputado Wallace Souza, que comandava um programa sensacionalista em Manaus, capital do Amazonas. A sua popularidade aumentou tão rápido quanto a sua decadência, quando ele começou a ser acusado de ser mandante de assassinatos para poder se tornar um herói na televisão.

Bandidos na TV

Marielle, O Documentário
Disponível no Globoplay
Marielle, O Documentário, produção original do Globoplay, conta em quatro episódios quem era Marielle Franco e o que aconteceu na noite de 14 de março de 2018, quando a socióloga e vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada junto a seu motorista, Anderson Gomes. O crime chocou o Brasil, com muitas pessoas ainda se perguntando quem foram os mandantes do crime e quais foram as motivações, que provavelmente envolvem política.

Marielle O Documentário

Caso Evandro
Disponível no Globoplay
A série conta a história do desaparecimento de um menino no Paraná e da investigação do caso – com uma reviravolta original de arrepiar.

Caso Evandro


‘A Menina Que Matou Os Pais‘ -  ‘O Menino Que Matou Meus Pais‘
Disponível no Prime Video
“Em 2002, o casal de namorados Suzane von Richthofen (Carla Diaz) e Daniel Cravinhos (Leonardo Bittencourt) chocou o Brasil ao se declararem culpados pelo brutal assassinato dos pais de Suzane. Ao longo do julgamento deles, esse caso é revisitado em busca de respostas sobre os motivos do casal para cometer essa atrocidade. Um drama de crime real sobre um dos casos de assassinato mais chocantes do Brasil. Baseados nos autos do processo, os dois filmes serão lançados simultaneamente e mostrarão pontos de vista diferentes do mesmo caso.”

Imagem (Reprodução: Galeria Distribuidora)

O clipe mostra trechos dos dois longas, que exploram versões diferentes apresentadas por Suzane e Daniel Cravinhos, interpretado por Leonardo Bittencourt – tudo durante o julgamento do assassinato do casal von Richthofen.


O longa terá direção de Maurício Eça (Apneia e Carrossel) e roteiro assinado por Illana Casoy, criminóloga, escritora e maior especialista em serial killers do Brasil, juntamente com Raphael Montes, escritor brasileiro de literatura policial. A dupla também é responsável por Bom Dia, Verônica, da Netflix.

Imagem (Reprodução: Galeria Distribuidora)

Postar um comentário

0 Comentários