22 filmes para quem é apaixonado por Psicologia

Você se interessa pela área de Psicologia? O estudo dos fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por meio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores é algo que chama sua atenção? Então que tal mergulhar de vez nesse universo?

Confira 22 filmes que exploram o que há de mais interessante, complexo, perigoso, conflituoso e impressionante da mente humana. 

Cisne Negro


Clube da luta

Disponível no Prime Video
Considerado como clássico cult e do gênero drama, O Clube da Luta foi feito em 1999. Aborda um roteiro baseado em comportamentos psicopatológicos do protagonista, muito próximos aos referentes às pessoas com TDP (Transtorno Dissociativo de Personalidade).

De acordo com o CID-10, o TDP (antes chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla), tem por característica principal, a presença de duas ou mais personalidade distintas, que alternadamente recorrem à crise comportamental. E esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que ajudam a elucidar o transtorno.

Clube da Luta

Ilha do medo

Disponível na Netflix
Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta muitos detalhes e metáforas, sendo muito fiel à história, no caso a de Andrew Laeddis. Ele tentará, ao longo do filme, entender a sua doença psicopatológica. Apesar de Laeddis ser extremamente inteligente e criativo, mostra-se totalmente paranoico.

Seria possivelmente diagnosticado com o transtorno de esquizofrenia paranoide, que o acomete por estados delirantes, alucinações e imaginações criativas, que cuja causa, pode ser dada por estresse pós traumático (TEPT) da guerra, acompanhado de caso de alcoolismo.

Ilha do Medo

Donnie Darko

Disponível no prime Video
Filme que foi lançado em 2001 que conta a história de um jovem que possui problemas psicológicos e tem estados alucinatórios, que tenta resolver seus problemas de forma “conveniente” à sua própria realidade.

Este é um dos filmes sobre transtornos psicológicos que retratam muito bem a forma como pessoas inteligentes na história, que foram diagnosticadas com transtornos psicológicos, lidavam com a vida.

Donnie Darko

Cisne Negro

Disponível no Star+
Conta uma história real de uma bailarina que ,estando longe de casa, e com o peso de sua autocobrança e responsabilidade, teria desenvolvido um quadro de alucinações, sintomas comuns da esquizofrenia. No entanto, apenas estes sintomas não são conclusivos para diagnosticar a doença. A personagem passa por crises de perseguição e alucinações. É um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que nos fazem refletir sobre a passagem da sanidade para a insanidade.

Cisne Negro

Bicho de 7 cabeças

Disponível no Vivo Play
Filme de drama brasileiro de 2000 que conta a história de Neto, jovem que, quando internado por seu pai em um hospital psiquiátrico por uso de maconha, é submetido a uma série de situações abusivas. O filme, neste sentido, é bastante crítico à política de internação compulsiva e ao regime de hospitais psiquiátricos. Entre outras questões, o filme aborda criticamente o tratamento clínico dado aos pacientes com transtornos mentais.

Bicho de 7 cabeças


O Sacrifício do Cervo Sagrado

Disponível no Prime Video
Baseado em um conto grego, mostra a história de um cirurgião cardíaco que se aproxima de um paciente adolescente, mas percebe que a família começa a ir de mal a pior entre doenças e desventuras. Com Nicole Kidman e Colin Farrell.

O Sacrifício do Cervo Sagrado

Forrest Gump

Disponível na Globoplay e HBOMax
Ou “O Contador de Histórias”, é um filme de 1994, cujo protagonista é Tom Hanks. O filme mostra um diagnóstico muito próximo à Síndrome de Asperger, cujos sintomas apresentam uma elevada inteligência e criatividade, talentos e habilidades incríveis, principalmente em áreas, como a matemática, e até para a música. Além de instrutivo, esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátrico muito envolvente.

Forrest Gump

Filhos de Istambul

Disponível na Netflix
Nas ruas de Istambul, na Turquia, o angustiado trabalhador de um depósito de lixo reciclável Mehmet acolhe um menino e logo precisa confrontar sua própria infância traumática.

Filhos de Istambul

Eu, eu mesmo e Irene

Disponível no Star+
Mais um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos muito divertidos. Ele conta a história de um policial de Rhode Island que, ao ser traído e deixado para cuidar de três filhos, é submetido a uma série de transtornos psicológicos dissociativos. Segundo os médicos, o diagnóstico dado seria de esquizofrenia ilusória avançada e Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), em que se apresenta características de duas ou mais personalidades distintas.

Eu, eu mesmo e Irene

Fragmentado

Disponível no Telecine
Kevin é uma pessoa que possui cerca de 23 personalidades! Todas estas realizam um verdadeiro rodízio, que disputam entre si o controle da mente. A produção indiana indica o diagnóstico para este caso de Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), causado por um terrível trauma, ou na infância, ou de cunho sexual, físico e psíquico. 

Fragmentado



Antes de Dormir

Disponível no Prime Video
Todos dias, Christine acorda ao lado de um homem que ela não sabe quem é, em uma casa desconhecida. Desde que sofreu um grave acidente que afetou seu cérebro, ela desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Cabe ao seu marido, Ben, por meio de um mural de fotos e detalhes do passado, relembrá-la de sua vida. Em sigilo ela faz terapia com o doutor Nasch e, aos poucos, vai descobrindo que nem tudo é o que parece ser.

Antes de Dormir

O Quarto de Jack

Disponível na Netflix
Sequestrada, confinada em um quarto minúsculo e estuprada. Uma jovem dá à luz um filho. Mas quando ele completa cinco anos, ela começa a tramar uma fuga.

O Quarto de Jack

Birdman: a inesperada virtude da ignorância

Disponível no Globoplay
Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta questões ligadas à esquizofrenia. Ele apresenta um série de informações que ajudam a compreender o comportamento do personagem em si. O protagonista chega a desenvolver a doença demonstrando além de comportamentos esquizofrênicos, alucinações e delírios auditivos.

Birdman: a inesperada virtude da ignorância

Preciosa

Disponível no Prime Video
É a história de uma adolescente negra e pobre, que sofre de obesidade e ainda é vítima de violência sexual. O filme leva ao espectador fazer uma análise crítica não apenas das questões misóginas e raciais, mas para pensar sobre as consequências e causas de sérios transtornos psíquicos e emocionais, da resistência e fragilidade, sanidade e insanidade.

Preciosa

O solista

Youtube Filmes
Baseado em história real, o filme conta a história de um grande músico que é impedido de ascender à fama, devido à sua esquizofrenia, com sintomas de alucinações freqüentes, chegando até a tornar-se morador em situação de rua. Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que demonstram não apenas os sintomas da doença como as consequências sociais dela.

O solista

Precisamos falar sobre Kevin

Disponível no Prime Video
Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos sobre psicopatia. De forma subjetiva, ao longo do filme é possível notar que o drama principal acontece na relação familiar do protagonista, que passa a apresentar sintomas do transtorno.

Precisamos falar sobre Kevin

Um método perigoso

Disponível no Prime Video
Um filme que aborda os bastidores dos estudos da psicanálise, com Sigmund Freud e Carl Jung, chegando a aproximar os dois grandes personagens popularmente com sentido de refletir sobre a complexidade da psique humana bem como dos próprios personagens.

Um método perigoso



O aviador

Disponível na Netflix
Retrata a história de um texano milionário que herda sua fortuna de seu pai, porém que se envolve em tramas românticos e passa a apresentar sinais de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com estados de ansiedade e impulsos repetitivos.

O aviador

Cães de Aluguel

Disponível no HBO Max e Star+
Lançado em 1992 e sendo a estreia de Quentin Tarantino no cinema, o filme mostra discursos diálogos violentos que promovem uma viagem ao mundo do crime, onde os próprios criminosos estão sujeitos às determinações de suas naturezas de impessoalidade, traços de personalidades psicopatas e transtornos de personalidade dissociais.

Cães de Aluguel

Gênio Indomável

Disponível no Telecine
Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida.

Gênio Indomável

Silêncio dos Inocentes

Disponível no Prime Video
Uma jovem e talentosa agente do FBI é aconselhada pelo Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, a fim de conseguir capturar outro assassino.


Silêncio dos Inocentes

Amnésia

Disponível na Netflix
Christopher Nolan é um fenômeno contemporâneo, com muitos e muitos fãs que fazem de Interestelar e de Tenet dois dos filmes mais assistidos este ano no Brasil (pelo menos nas plataformas online). Mas se você gostou da complexidade de A Origem, prepare-se para dar um nó nos neurônios com Amnésia. Além de ser uma oportunidade para conhecer um dos primeiros filmes do diretor, vale dizer que, neste caso, a complexidade não vem da ciência, mas do modo como ele conta a história.

Amnésia



Postar um comentário

0 Comentários