Relembre | Filmes e séries sobre a vida de Diego Maradona

Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos.

O craque argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa na cidade de Tigre, segundo o jornal argentino "Clarín".

Maradona é, além de um craque do passado, um grande personagem. Ao longo de seis décadas ele apareceu nas telas jogando futebol e também em filmes e séries sobre a sua vida. Para homenageá-lo, listamos algumas dessas produções centradas nele que se auto intitulava "uma das estrelas do esporte mundial mais amada".

Diego Maradona/HBO


Amando a Maradona

Lançado em 2005, o documentário é o olhar apaixonado de um cineasta sobre a vida do maior ídolo do futebol argentino, Diego Maradona, dentro e fora dos campos, mostrando torcedores completamente fissurados pelo talento do "Pibe".

Amando a Maradona

Maradona, la mano de Dios

Lançado em 2007, o filme narra a biografia do craque argentino Diego Armando Maradona, cujo gol histórico marcado contra a Inglaterra durante as quartas de final da Copa do Mundo FIFA 1986 recebeu o nome de Mão de Deus. Sua trajetória é marcada por lances espetaculares, jogadas históricas e muitas controvérsias dentro e fora dos campos de futebol.

Maradona, la mano de Dios


Maradona por Kusturica

Diego Maradona, vilão na Inglaterra (a mão de Deus) e adorado na Argentina, onde foi campeão do mundo como jogador, dirigiu a seleção do seu país na Copa da África do Sul. Kusturica teve acesso ilimitado ao jogador e conta a sua história, desde sua origem humilde até a fama mundial, além da dependência às drogas e álcool e excesso de peso.

Maradona por Kusturica

O Campeão Impossível

O documentário oferece uma recontagem em profundidade sobre a influência do desempenho de Maradona na Argentina e da cultura do futebol no país, já que conta a história de como a equipe nacional de futebol da Argentina alcançou a vitória mais improvável da Copa do Mundo há 30 anos no México.

O filme apresenta entrevistas exclusivas e depoimentos de alguns dos jogadores e destaques da época, entre eles Diego Maradona e Ali Bennaceur, o árbitro validou o gol infame conhecido como a "Mão de Deus" de Maradona contra a Inglaterra. Outras entrevistas incluem Carlos Bilardo, técnico da Argentina, em 1986; Peter Shilton, goleiro inglês de 1986; e comentaristas esportivos Victor Hugo Morales e Martin Tyler, entre outros.

O Campeão Impossível


Diego Maradona

Em julho de 1984, Diego Maradona chegou na Itália para jogar pelo Napoli. Um dos jogadores de futebol mais celebrados da história, o craque argentino levou o time a ganhar seu primeiro grande campeonato e passou sete anos quebrando recordes.

Diego Maradona tem direção de Asif Kapadia, ganhador do Oscar que já dirigiu os documentários de Senna e Amy. O filme está disponível na HBOGO.

Diego Maradona

Maradona no México

Na série documental, Diego Maradona vai até Culiacán, coração do cartel de Sinaloa. Missão: salvar o time local, Dorados, e talvez até a si próprio.

Maradona no México

Postar um comentário

0 Comentários